Toyota vai mostrar monovolume do futuro em Tóquio

Depois do i-Ride e do i-Walk, a Toyota acaba de revelar mais um protótipo que abrilhantará o "stand" da marca nipónica no Salão Automóvel de Tóquio, que abre ao público no próximo dia 27 de Outubro.

Denominado Fine-Comfort Ride, está longe de ter um nome que se adivinhe que vá ficar para a história – já com 80 anos! – da Toyota, como acontece com nomes icónicos como Supra – que a Toyota vai recuperar –, Land Cruiser ou Corolla, mas tem tecnologia mais do que suficiente para nos mostrar a visão da marca de Aichi para o futuro.

O design exterior é futurista e as linhas remetem-nos para uma monovolume, mas é o desenho dos grupos ópticos com tecnologia LED, as cavas das rodas bastante pronunciadas e as enormes portas laterais (sem puxadores) que mais se destacam.

Ainda assim, é dentro do habitáculo que se concentram as maiores inovações, já que este interior pouco ou nada tem que ver com os habitáculos a que estamos habituados. A Toyota aproveitou o facto deste protótipo contar com tecnologia de condução autónoma para criar um "lounge" capaz de acomodar até seis passageiros.

E como estamos perante um habitáculo flexível, o interior pode ser configurado de acordo com as exigências e necessidades de cada um. O banco traseiro é o único que é fixo, sendo que as quatro poltronas não só giram como se podem movimentar, criando um ambiente de "sala de estar".

A ideia é acrescentar conforto e qualidade às viagens de automóvel, ou, nas palavras da própria Toyota, acrescentar "valor adicional além do movimento para os passageiros e não apenas mais um passeio".

Os vidros contam com tecnologia de realidade aumentada e vão projectando todo o tipo de informações ao longo da viagem, servindo como terminais de informação e multimédia. Os vários LED’s coloridos completam o ambiente interior e acentuam o carácter futurista desta proposta.

No que a motorizações diz respeito, este protótipo é alimentado por uma célula de hidrogénio que lhe garante uma autonomia de 620 quilómetros, sendo que o reabastecimento dura apenas três minutos.

Em destaque